404 Not Found


nginx
A ponte que deu nome à Vila mais antiga de Portugal - Região do Norte

A ponte que deu nome à Vila mais antiga de Portugal

PONTE DE LIMA – Detalhes… No “Reino” mágico do Minho… a Ponte Romana/Medieval sobre o Rio Lima.
“A esperança é um alimento da nossa alma, ao qual se mistura sempre o veneno do medo.” – Voltaire
A ponte, que deu nome a esta nobre terra (Ponte de Lima), também referida como Ponte Velha, remonta ao período da invasão romana da península Ibérica, tendo sido erguida possivelmente no século I sob o governo do Imperador Augusto, da qual ainda resta um troço significativo na margem direita do Lima.
Posteriormente, foi reconstruída na Idade Média, possivelmente quando a povoação recebeu o foral de D. Teresa de Leão, em 1125, e é um marco notável da arquitectura, havendo muito poucos exemplos que se lhe comparem na altivez, beleza e equilíbrio do seu todo.
Esta magnifica ponte, adquiriu sempre uma importância de grande significado em todo o Alto Minho, atendendo a ser a única passagem segura do Rio Lima, em toda a sua extensão, até aos finais da Idade Média, segundo alguns historiadores.
Referência obrigatória em roteiros, guias e mapas, muitos deles antigos, que descrevem a passagem por ela de milhares de peregrinos que demandavam a Santiago de Compostela e que ainda nos dias de hoje a transpõem com a mesma finalidade.
Na saída do lado direito da ponte (Sentido Sul Norte) destaca-se a Igreja de Santo António da Torre Velha, este templo remonta a uma antiga ermida, documentada desde o século XVIII, sob a invocação de Nossa Senhora da Esperança e, posteriormente da de Nossa Senhora do Carmo.
A sua atual feição resulta de uma reformulação promovida no início do século XIX, quando foi aumentada a sua volumetria.
A igreja e a torre da primitiva cerca medieval da povoação coabitaram até meados do século XIX, altura em que esta última foi demolida, surgindo assim a designação de “Igreja de Santo António da Torre Velha”.
(41°46’8.85″N 8°35’10.24″W) Ponte de Lima – Viana do Castelo – Minho – Região Norte – Portugal
Por Daniel Jorge
__________________________________________________________________________________________