404 Not Found


nginx
Mundial 2022 - espionagem, os interesses e depois o futebol - Região do Norte

Mundial 2022 – espionagem, os interesses e depois o futebol

A minúscula nação árabe do Qatar contratou por anos um ex-oficial da CIA para ajudar a espiar 
funcionários do futebol como parte de um esforço sem economia de despesas para ganhar e manter
a Copa do Mundo de 2022 - descobriu uma investigação da The Associated Press. É parte de uma tendência de 
ex-oficiais de inteligência dos EUA trabalharem para governos estrangeiros com registos questionáveis 
​​de direitos humanos, o que está a preocupar autoridades em Washington e gerando apelos de alguns membros 
do Congresso para um maior escrutínio de um mercado opaco e lucrativo.

A Copa do Mundo é o torneio desportivo mais popular do planeta. É também uma chance para o Qatar, 
um dos países mais ricos do mundo, fazer uma festa de debutante no cenário mundial. A investigação da AP 
descobriu que o Qatar buscou uma vantagem na garantia dos direitos de hospedagem,  contratando o ex-oficial 
da CIA que se tornou o empreiteiro privado Kevin Chalker para espiar equipas rivais e oficiais do futebol 
que escolheram o vencedor em 2010. 
A investigação da AP é baseada em entrevistas com ex-associados de Chalker, bem como 
contratos, faturas, e-mails e uma revisão de documentos comerciais.

O trabalho de vigilância incluiu alguém posar de fotojornalista para acompanhar a oferta de uma nação rival e implantar um honeypot do Facebook, no qual alguém se apresentava online como uma mulher atraente para se aproximar de um alvo, mostra uma revisão dos registos. Operários que trabalham para Chalker e para o domínio do Golfo Pérsico também buscaram registos de chamadas de telefones celulares de pelo menos um alto funcionário da FIFA antes da votação de 2010, mostra uma revisão dos registos.

Chalker também prometeu que poderia ajudar o país a “manter o domínio” sobre sua grande população de trabalhadores estrangeiros, mostra um documento interno de uma das empresas de Chalker revisto pela AP. O Qatar – um país com uma população de 2,8 milhões, dos quais apenas 300.000 são cidadãos – depende fortemente da mão de obra estrangeira para construir os estádios e outras infra-estruturas necessárias para o torneio.

Autoridades do governo do Qatar não responderam aos pedidos de comentários. A FIFA também não quis comentar.

Chalker, que abriu um escritório em Doha e tinha uma conta de e-mail do governo do Qatar, disse num comunicado fornecido por um representante que ele e suas empresas “nunca se envolveriam em vigilância ilegal”.

Chalker recusou pedidos de entrevista ou para responder a perguntas detalhadas sobre seu trabalho para o governo do Qatar. Ele também afirmou que alguns dos documentos analisados ​​pela AP eram falsificações.

A Associated Press  conferiu centenas de páginas de documentos das empresas de Chalker, incluindo um relatório de atualização do projeto de 2013 que tinha várias fotos da reunião da equipe de Chalker com vários dirigentes de futebol. Múltiplas fontes com acesso autorizado forneceram documentos ao AP.  As fontes disseram que estavam incomodadas com o trabalho de Chalker pelo Qatar e pediram anonimato por temer retaliação.

O AP realizou várias etapas para verificar a autenticidade dos documentos. Isso inclui a confirmação de detalhes de vários documentos com diferentes fontes, incluindo ex-associados do Chalker e dirigentes de futebol; verificação cruzada de conteúdos de documentos com notícias contemporâneas e registos de negócios disponíveis publicamente; e examinar metadados de documentos eletrónicos, ou histórico digital, quando disponível, para confirmar quem fez os documentos e quando. Chalker não forneceu à AP nenhuma evidência para apoiar a sua posição de que alguns dos documentos em questão haviam sido falsificados.

Muitos dos documentos analisados ​​pela AP que descrevem o trabalho realizado por Chalker e suas empresas em nome do Qatar também são descritos numa ação movida por Elliott Broidy, uma arrecadação de fundos única para o ex-presidente dos EUA Donald Trump. Broidy está processando Chalker e acusou-o de montar uma ampla campanha de hackers e espionagem sob a direção do Qatar, que inclui o uso de ex-oficiais da inteligência ocidental para vigiar funcionários da FIFA. Os advogados de Broidy não responderam aos pedidos de comentários. A equipa jurídica de Chalker argumentou que o processo não tem mérito.

Testemunho de ex-associados

Ex-associados dizem que as empresas de Chalker forneceram uma variedade de serviços ao Qatar, além de trabalho de inteligência. Sua empresa Global Risk Advisors se autodenomina “uma consultoria estratégica internacional especializada em segurança cibernética, treinamento militar e de aplicação da lei e serviços de consultoria baseados em inteligência” e suas filiadas ganharam pequenos contratos com o FBI para um curso de treinamento em corda e trabalho de consultoria de tecnologia para o Comité Nacional Democrata.

Chalker trabalhou na CIA como oficial de operações por cerca de cinco anos, de acordo com ex-associados. Os oficiais de operações normalmente trabalham disfarçados tentando recrutar recursos para espiar em nome dos Estados Unidos. A CIA não quis comentar e geralmente não discute seus ex-oficiais.

O histórico de Chalker na CIA era atraente para as autoridades do Catar, disseram ex-associados. “Isso era parte de sua mística. Todos esses jovens ricos do Qatar praticam jogos de espionagem com esse cara e ele os está vendendo ”, disse um ex-associado, que como outros entrevistados pela AP, falou sob condição de anonimato porque temia retaliação por revelar os esforços de espionagem do Qatar.

Negócio da vigilância privada

O negócio de vigilância privada floresceu na última década no Golfo Pérsico, quando a região viu o surgimento de uma guerra de informação usando operações de hackers patrocinadas pelo estado que coincidiram com a preparação para a Copa do Mundo.

Três ex-oficiais de inteligência e militares dos EUA recentemente admitiram ter fornecido serviços de hacking para uma empresa com base nos Emirados Árabes Unidos, que se chamava DarkMatter, como parte de um acordo de processo adiado com o Departamento de Justiça. Uma investigação da Reuters de 2019 relatou que o DarkMatter invadiu telefones e computadores do Emir do Qatar, seu irmão e funcionários da FIFA.

Trabalho no exterior por ex-EUA. funcionários de inteligência nem sempre estão alinhados com os interesses dos EUA. Os Estados Unidos foram o maior rival do Qatar na conquista da Copa do Mundo de 2022, e o ex-presidente dos EUA Bill Clinton e outras celebridades participaram da candidatura. Um documento da Global Risk Advisors lista os Estados Unidos como uma “ameaça” para o Qatar, enquanto a Rússia, um dos maiores rivais geopolíticos dos EUA e sede da Copa do Mundo de 2018, foi listada como uma “oportunidade”.

O Sunday Times de Londres relatou anteriormente que ex-agentes da CIA não identificados ajudaram a equipa de candidatura de 2010 do Qatar. Mas a investigação da AP é a mais detalhada até o momento sobre o uso de ex-espiões dos EUA pelo Qatar e fornece uma rara visão do mundo de ex-espiões ocidentais trabalhando no Golfo para governos autocráticos.

“Este é um problema para a segurança nacional dos EUA”, John Scott-Railton, pesquisador sénior do Citizen Lab, um grupo de vigilância que rastreia empresas de vigilância cibernética. “É realmente perigoso quando as pessoas que lidam com os segredos mais sensíveis do nosso país estão pensando no fundo da mente: ‘Eu poderia realmente ganhar muito mais dinheiro pegando esse conhecimento técnico em que fui treinado e colocando ele ao serviço de quem quer que me pague. ‘”

Quando o Qatar foi escolhido como o vencedor surpresa em 2010, houve júbilo no país. O xeque Youssef al-Qaradawi, um proeminente estudioso islâmico, disse que ficou “cheio de alegria” com o anúncio e disse que o Qatar havia humilhado os Estados Unidos.

Texto: Associated Press