back to top
Sábado, Abril 27, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

A “Porta do Coração” para olhar o rio Minho!

Na encosta do Monte do Castro, num lugar místico sobranceiro a Vila Nova de Cerveira, onde das ruínas de uma velha construção resta uma Porta, a que muitos chamam a “Porta do Coração”, temos uma vista fantástica sobre Cerveira e o Rio Minho que serpenteia até ao mar.
*
E é nestes últimos quilómetros que o Rio Minho nos presenteia com duas belas ilhas, a Boega e a dos Amores.
*
A maior, a Ilha da Boega, localiza-se entre as freguesias de Loivo e Gondarém, concelho de Vila Nova de Cerveira, tem cerca de 1400 m de comprimento por 400 m de largura, resultante da acumulação dos sedimentos arrastados pelo rio, e sua posterior cobertura por vegetação herbácea. A ilha é orlada por uma linha de árvores (amieiros, salgueiros e acácias), estando o seu interior forrado com gramíneas, utilizadas para pastagens.
*
A menor a famosa ilha dos Amores localiza-se no do lugar do Requeijo, freguesia de Gondarém, concelho de Vila Nova de Cerveira, com cerca de 400 m de comprimento por 100 m de largura, resultante também da acumulação dos sedimentos arrastados pelo rio, e sua posterior cobertura por vegetação. A ilha está quase completamente revestida por tufos de árvores (amieiros, salgueiros e acácias).
(41º56’29.9″N 08º44’01.0″W) Vila Nova de Cerveira – Viana do Castelo – Minho – Região Norte – Portugal

“Quando a gente acha que tem todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas…” – Luís Fernando Veríssimo

Popular Articles