A Sé Nova de Bragança dedicada a Nossa Senhora Rainha

Detalhes… No reino encantado de Trás-os-Montes… a Sé Nova ou Sé Catedral (Séc. XXI)…

____________________________________________________________________________________________

“Um livro aberto é um cérebro que fala; Fechado, um amigo que espera; Esquecido, uma alma que perdoa; Destruído, um coração que chora.“ – François Marie Voltaire
____________________________________________________________________________________________
A Sé Catedral de Bragança também conhecida na cidade como Sé Nova, ou meramente pela catedral, independente do nome que lhe atribuímos, este templo é a primeira catedral construída em Portugal no século XXI.
Dedicada a Nossa Senhora Rainha, a atual Sé Catedral de Bragança foi desenhada pelo arquiteto Vassalo Rosa, sendo a primeira catedral portuguesa construída no século XXI. Veio substituir a antiga Sé, construída durante o século XVI por iniciativa do município com o apoio do duque D. Teodósio, que inicialmente se destinara a ser um convento para as freiras Clarissas (da ordem de Santa Clara) e fora ocupado entre 1562 e 1759 pela Companhia de Jesus, que ali instalara um Colégio. Em 1764, quando a sede do bispado foi transferida de Miranda para Bragança, essa igreja sofreu obras de ampliação e foi promovida a Sé Catedral.
No entanto, logo em 1768 o bispo local, D. Frei Aleixo, enviou uma carta ao Marquês de Pombal, Secretário de Estado e Ministro do Reino, informando-o da vontade de construir uma nova Sé. Desde essa data, e devido a uma sucessão de contratempos, tal sonho foi sucessivamente adiado. Só em meados do século XX houve condições para o lançamento de um concurso, tendo sido seleccionado o projeto dos arquitetos Luís Vassalo Rosa e Francisco Figueira. Todavia, a edificação da catedral só ganhou forma em 1982, com o lançamento da primeira pedra, e o início oficial das obras ocorreu seis anos mais tarde, após mais uma série de adiamentos relacionados com a configuração e a estrutura do projeto.
Inaugurada em 7 de Outubro de 2001, a Igreja de Nossa Senhora Rainha ou Sé Nova ocupa hoje uma área total de 10 mil metros quadrados, onde os assentos foram distribuídos em anfiteatro e a zona envolvente possui um desenho pentagonal, que a distingue e lhe confere uma aparência caracteristicamente contemporânea. Todo o edifício reflete a região circundante, desde os materiais de construção à vegetação implantada nos jardins e mesmo à orientação das portas.
No interior, o sacrário tem a forma geográfica do distrito de Bragança, e, por trás do altar-mor, os traços fisionómicos na expressão do Cristo desenhado no painel cerâmico de Mário Silva revelam-se nordestinos.
Informação obtida na página “visite portuga” do Turismo de Portugal.
(41°48’19.72″N 06°45’42.81″W) Av. Eng. Amaro da Costa – Bragança – Nordeste – Trás-os-Montes – região Norte – Portugal
______________________________________________________________________________________________
Por Daniel Jorge
______________________________________________________________________________________________
Logo

Nascemos porque acreditamos que a Regionalização é uma prioridade política nacional capaz de criar novos dinamismos sociais e económicos para construir uma sociedade mais justa e próspera.

Politicamente inconvenientes precisamos que seja nosso aliado na defesa da região Norte para enfrentarmos os desafios de sempre. Sem medo, com a independência que nos é oferecida pelos nossos leitores de quem dependemos ao produzir diariamente os conteúdos noticiosos que editamos.

Esteja connosco nesta luta comum. ASSINE AQUI. Obrigado

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com