Estátua com 2.700 anos na Grécia

Estátua com 2.700 anos na Grécia – Uma foto divulgada pelo Ministério da Cultura grego em 2 de setembro de 2022 mostra ‘The Kore of Thira’, uma estátua de mármore do século VII a.C. de uma mulher de cabelos compridos.

Uma estátua de 2.700 anos de antiguidade, quase intacta, foi exposta na ilha grega de Santorini, declarou o ministério da Cultura grego. A Kore de Thera, estátua de uma mulher de cabelos compridos datada do século VII a.C., provavelmente um monumento funerário localizado no cemitério da antiga cidade de Thera, foi descoberta em novembro de 2000, segundo um comunicado do ministério.

Esta estátua, com 2,5 metros de altura, feita de mármore da vizinha ilha de Naxos, está quase intacta, faltando apenas um pedaço de nariz e um cotovelo.

“É uma das poucas estátuas de pedra helênicas sobreviventes”, disse o ministério. Peças semelhantes foram descobertas no cemitério no passado, mas em condições não tão boas.

Santorini, hoje um dos principais destinos turísticos da Grécia, sofreu uma erupção vulcânica no final do século XVII a.C. que devastou uma colónia minoica culturalmente avançada.

A estátua vem de uma civilização dórica posterior, que construiu Thera no século IV aC.

____________

Info:AFP – Estátua com 2.500 anos na Grécia

Logo

Nascemos porque acreditamos que a Regionalização é uma prioridade política nacional capaz de criar novos dinamismos sociais e económicos para construir uma sociedade mais justa e próspera.

Politicamente inconvenientes precisamos que seja nosso aliado na defesa da região Norte para enfrentarmos os desafios de sempre. Sem medo, com a independência que nos é oferecida pelos nossos leitores de quem dependemos ao produzir diariamente os conteúdos noticiosos que editamos.

Esteja connosco nesta luta comum. ASSINE AQUI. Obrigado