Oratório do Senhor dos Serôdios

Guimarães – É um dos locais mais recônditos deste concelho. O Oratório do Senhor dos Serôdios fica situado entre as freguesias da Costa e Mesão Frio. Com cerca de cinco metros de altura, as suas origens remontam ao Século XVIII e a sua existência poderá estar associada ao culto de Santa Marinha da Costa, zeladora das parturientes.
*
Para quem vem de Mesão Frio pela estrada de S. Romão em direcção à Penha, e se antes do cruzamento com a estrada Nacional 101-2 virar à direita e percorrer a pé cerca de cinquenta metros até esbarrar com um portão de acesso privado, encontrará à sua esquerda escondido por alguma vegetação o oratório do Senhor dos Serôdios.
*
Esta construção situada neste local recôndito e datada do séc. XVIII estaria associada ao culto de Santa Marinha da Costa, zeladora das parturientes.
Pela ordem sagrada das competências divinamente delegadas o Senhor do Serôdio acode todos aqueles que são vítimas de atrasos naturais ou artificiais. As grávidas, após o tempo normal de gestação cumprido, apelavam ao santo para abreviar a hora do parto.
*
(Local de oração único no país, penso eu. Fotos de minha autoria julho 2015)
____________________________________________________________________
Por NAIA – Texto e Fotos
Logo

Nascemos porque acreditamos que a Regionalização é uma prioridade política nacional capaz de criar novos dinamismos sociais e económicos para construir uma sociedade mais justa e próspera.

Politicamente inconvenientes precisamos que seja nosso aliado na defesa da região Norte para enfrentarmos os desafios de sempre. Sem medo, com a independência que nos é oferecida pelos nossos leitores de quem dependemos ao produzir diariamente os conteúdos noticiosos que editamos.

Esteja connosco nesta luta comum. ASSINE AQUI. Obrigado