back to top
Sábado, Abril 27, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

Oh Senhora do Sameiro!

Oh Senhora do Sameiro em Braga – Estamos no ponto cimeiro do triângulo turístico de Braga, que se completa com o Bom Jesus do Monte e com Santa Maria Madalena, na Falperra. Estamos no cimo da montanha, onde os ares são puros, bucólica a paisagem, admirável a panorâmica… O mundo está lá ao fundo, 572 metros mais abaixo…

O Sameiro inspira paz, inebria pela beleza, gera sensações de bonança interior.

Mas o Sameiro é também devoção, é doutrina, é religiosidade popular, é emoção, é fé. É, no feliz dizer de alguém, um novo Cenáculo – a Mãe com os filhos à volta, confortando-os, incutindo-lhes ânimo, sentando-os à mesa com Jesus.

O Sameiro é vida, a de cada peregrino que escala o monte, com o que isso significa de pedidos, desejos, dores, lutas, dramas, também ações de graças, louvores, lenitivos ou curas, bênçãos…

Este segundo Santuário mariano de Portugal lança as suas raízes até ao Papa Pio IX: solidificando a crença generalizada de que Nossa Senhora nunca pecou, foi preservada de toda a mancha, é perfeita no amor, os méritos da redenção de Cristo foram-lhe aplicados por antecipação, de toda a infidelidade foi liberta, o Santo Padre proclamou, em 1854, o dogma da Imaculada Conceição.

O povo português acreditava vivamente nisso. E ficou muito feliz com o pronunciamento papal, agora solidificado em dogma. E para perenizar a alegria da proclamação desse último dogma mariano, construiu o Sameiro.

Texto https://santuariodosameiro.pt/santuario/nossa-senhora-do-sameiro/

 

 

Fotos Joaquim Rios: https://www.facebook.com/photo?fbid=811498233669552&set=pcb.811498927002816

Popular Articles