Valença regressa à memória medieval

A Fortaleza de Valença voltou atrás no tempo e recebeu milhares de visitantes que reviveram a época medieval num enorme Mercado com o lema “Valença na Rota da História”.

VALENÇA -Durante três dias crianças, jovens e graúdos percorreram as ruas deste centro histórico que se transformou na primitiva Contrasta (primeiro nome da povoação).
Entre as 14h00 e as 24h00 a animação de rua foi permanente tendo como um dos pontos altos o emblemático Cortejo, que percorreu as principais ruas da Fortaleza.
As decorações medievais, pelas ruas e portas do burgo, deram o enquadramento cénico, completado por um excelente empenho do comércio de Valença que aderiu em força. Com simpatia e beleza comerciantes e funcionários trajaram à medieval, decoraram as montras e deram um contributo único para que este evento fosse um sucesso. Barraquinhas de artesanato, comes e bebes, entretenimentos, para pequenos e graúdos, músicas, danças, teatros de rua e vários espetáculos completaram o figurino, para gáudio dos milhares de visitantes.
Para o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, “cumprimos o desejo antigo dos valencianos verem aqui, na Fortaleza, uma recriação histórica medieval. Fico feliz pelo envolvimento e carinho que todos depositaram neste evento. Grato a todos! O Mercado Medieval de Valença regressará em 2023 para ser um dos grandes eventos do ano”.
A edição deste ano celebrou a fundação do primeiro castelo de Contrasta e a atribuição da primeira Carta Régia pelo rei D Sancho I, por volta de 1200.
 
_____________________
Texto e fotos. CM de Valença
Logo

Nascemos porque acreditamos que a Regionalização é uma prioridade política nacional capaz de criar novos dinamismos sociais e económicos para construir uma sociedade mais justa e próspera.

Politicamente inconvenientes precisamos que seja nosso aliado na defesa da região Norte para enfrentarmos os desafios de sempre. Sem medo, com a independência que nos é oferecida pelos nossos leitores de quem dependemos ao produzir diariamente os conteúdos noticiosos que editamos.

Esteja connosco nesta luta comum. ASSINE AQUI. Obrigado