Bolsas de Residência Literária Eça de Queiróz

Estão abertas as candidaturas à primeira edição das Bolsas de Criação Literária Eça de Queiroz, que acolhem em Tormes seis escritores por ano.

Fruto de uma parceria entre a Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e a Fundação Eça de Queiroz (FEQ), estas bolsas visam promover a produção literária em língua portuguesa.

Cada temporada consiste na estadia de um autor durante um mês em Tormes (FEQ), local idílico com larga tradição literária que inspirou Eça de Queiroz a escrever A Cidade e as Serras.

Os residentes contam com todas as despesas pagas, bem como honorários no valor de 1330€, e ficam alojados numa casa autónoma em Tormes, com todas as condições para terem tempo e sossego para escrever.

O júri da primeira edição conta com Filipa Melo, José Manuel Cortês e Pedro Mexia, personalidades de reconhecido mérito cultural.

As candidaturas encontram-se abertas até 15 de setembro, e a primeira temporada ocorre já em novembro.

Para mais informações, contactar DGLAB: 210037424 / 210039192

Logo

Nascemos porque acreditamos que a Regionalização é uma prioridade política nacional capaz de criar novos dinamismos sociais e económicos para construir uma sociedade mais justa e próspera.

Politicamente inconvenientes precisamos que seja nosso aliado na defesa da região Norte para enfrentarmos os desafios de sempre. Sem medo, com a independência que nos é oferecida pelos nossos leitores de quem dependemos ao produzir diariamente os conteúdos noticiosos que editamos.

Esteja connosco nesta luta comum. ASSINE AQUI. Obrigado